OPERAÇÃO "DESARMAMENTO CONTRA O BULLYING" MOVIMENTA ESCOLA - EE BENÊ TEIXEIRA DA FONSECA GURGEL
O projeto tem como principal finalidade reduzir a violência na escola, em seu entorno e na comunidade, em todas as suas manifestações: agressões verbais, intimidações, agressões físicas e especialmente, a violência contra a infância (trabalho infantil, violências sexual, física). Já a ação de desarmamento foi compreendida como uma necessidade vital para a redução de atitudes violentas, estimuladas e impregnadas no comportamento juvenil, dada a frequência e o tempo em que os alunos e jovens permanecem sob a influência das imagens dos jogos e filmes de violência.
O projeto compreendeu, até o presente momento, cinco ações: conscientização sobre a importância da luta contra a violência no convívio familiar, escolar e social, através de textos, filmes e reflexões com os grupos – inclusive, com elaboração de cartazes e compromissos sala a sala em se dizer não ao bullying através de fotos com a turma; enquetes com as séries sobre o que cada um quer ter na escola, e as palavras versaram sobre Amor, Paz, Respeito, Resiliência, entre outras; houve, também, um teatro interativo apresentado sobre o tema, na Reunião de Pais, com a participação de alunos de diversas turmas e vários professores e pais; conscientização sobre a necessidade em se eliminar a violência do lar, através da entrega dos jogos e filmes violentos à escola; disseminação das ações junto à comunidade, através de inserção do projeto nas rádios, em reuniões de pais, Promotoria de Infância e Juventude, Conselho Tutelar, parceiros (ONGs, CREAS/CRAS, Polícia Militar/PROERD) e, especialmente, Diretoria de Ensino, para divulgação das ações.
Uma grande demonstração do impacto dos jogos na vida da criança e do adolescente foi o relato de uma aluna de 5ª série, após as dinâmicas sobre violência: o irmão menor, de 7 anos, após jogar por horas o violento jogo ‘GTA’, saiu à rua e, imitando uma das cenas do ‘game’, chutou uma caminhonete em movimento e quebrou o dedo.
A ação arrecadou, em seu primeiro dia, 65 unidades de jogos, e promete arrecadar ainda mais, pois os demais alunos já demonstraram interesse em abandonar os games violentos. A ação já foi inserida no Projeto Pedagógico da Escola, de forma permanente, tal é a sua importância, e tal é a mudança comportamental visível, na comunidade escolar. A partir do projeto, pretende-se que pais e alunos compreendam a dimensão negativa da influência dos jogos de violência na formação psicossocial dos jovens.
A E. E. “Profª Benê T. F. A. Gurgel” está, agora, conduzindo os seus alunos de destaque para o projeto Formação de Agentes de Mediação, multiplicadores do Projeto de Mediação Escolar, em sala de aula, como porta-vozes de um novo modelo de convivência.
Outras ações elencadas pela escola é o “Cerol, não!!!”, implementada também este mês.

Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.